Até abrem mão dos 20 centavos. Quero ver do resto!


Resolvi, inspirado pelos últimos acontecimentos que têm rolado por aqui, no Brasil, também fazer o meu manifesto. Será uma pequena lista de semelhanças entre a igreja [enquanto instituição/CNPJ], e o estado [governo, forças armadas, funcionalismo público etc.]

  1. O estado é comandado por seus chefes que dominam “sobre” o povo. Em contradição com o padrão bíblico, a igreja também é comandada pelo seus líderes que se organizam verticalmente e exercem poder “de cima para baixo”. Em ambos os casos é o povo que fica sentado em cadeiras de plásticos de auditórios mais baixos. Em ambos os casos, não percebem que qualquer auto defesa será sempre tendenciosa.

  1. Para ocuparem os lugares de chefes de estado, os caras deveriam ser vocacionados [chamados], para servirem ao povo no atendimento de suas carências. Um líder da igreja deveria ser uma pessoa dotada para servir com utilidade e atender a cada carência específica. Em ambos os casos a vocação virou profissão, pois tomam salários. E como o negócio é promissor, principalmente pelo [e]status, tem um montão de gente que aderiu, mas que nem para bons profissionais prestam. Nota: vocação não deve depender de remuneração, caso contrário, sempre será profissão.

  1. O estado cobra impostos para se manter. A igreja cobra dízimos. Em ambos os casos, sobrevivem do dinheiro do povo que, em sua maioria é pobre.

  1. Os chefes do estado tiram seus salários da contribuição do povo e o nível de vida deles é muito melhor do que da maioria pobre que paga os impostos. O líderes de igrejas têm um padrão de vida bem mais razoável que a grande maioria pobre que paga os dízimos além de outros tipos de contribuições financeiras. Em ambos os casos os líderes se acham no direito enquanto deveriam sentir, no mínimo, constrangimento, uma vez que são custeados por “doações”.

  1. Chefes de estado e líderes de igrejas têm gabinetes, ocupam os melhores lugares das salas e auditórios que freqüentam, bebem nas melhores taças e comem um pedaço bem maior do pão, ainda usufruem de diversos benefícios concedidos pela própria instituição, além de ocuparem uma posição propícia para se fazer bons conchavos e novos negócios. Falta de ética!

  1. O estado precisa de ter transparência na prestação de contas do dinheiro público – se está usando isso para o benefício do próprio povo que paga os impostos; na estruturação das cidades com saúde, educação, saneamento, segurança, transportes, diversão e mais um montão de outras coisas. As igreja não têm transparência. Nem faz a prestação de contas. O único argumento é de que está abrindo novas filiais da “casa” de Deus e deixando-as mais belas [esqueceram que casa de Deus somos nós, pessoas de carne e osso; não prédios]. Ops! Acabei me esquecendo que seriam apenas algumas semelhanças. Melhor parar por aqui.

P.S.: IMPORTANTE! Essas comparações não são uma realidade generalidade da igreja enquanto uma instituição organizada, mas de uma boa parte que tem feito reverberar os abusos cometidos. Em todos os casos, sim! É um modelo de estrutura semelhante ao estado ou qualquer que seja o modelo empresarial em contradição com as Boas Novas [reino do céu]. Tal modelo bíblico de liderança e estruturas sociais é uma contracultura ao sistema vigente.

Sugiro a leitura:

QUAL DEVE SER NOSSO MODELO DE LIDERANÇA, COMO IGREJA?

NÃO ENTENDERAM NADA

O EVANGELHO DE CRISTO

QUANDO O ASSUNTO FOR IGREJA, TIRE A CABEÇA DA CAIXA

Boas ondas,

Tropical

Etiquetas:, , , , , , , , , , ,

3 comentários em “Até abrem mão dos 20 centavos. Quero ver do resto!”

  1. Furilo 22 de Junho de 2013 às 15:56 #

    Domingo passado tivemos eleições na minha igreja, todo ano tem, temos prestação de contas, debatemos e dialogamos diariamente se quisermos com nossa liderança… a contrario das igrejas neopentecostais em sua totalidade, os Batistas e demais tradicionais tem um modelo mais próximo do ideal. EU DISSE PRÓXIMO! Fundei e carreguei nas costas, (louvor e som), de uma grande igreja de praticantes de esportes radicais e jovens por 2 anos. Pelo direcionamento de Deus retornei a minha igreja de hoje onde me converti a quase 20 anos. Posso afirmar que nesso “novo” modelo de igreja TODAS correm para o mesmo tipo de administração e falhas…

    • Tropical - AIRO 22 de Junho de 2013 às 16:02 #

      Fala Furilo. Como tenho dito, ao menos as tradicionais são mais coerentes com o padrão que adotaram como modelo de igreja institucional. Porém, considero um modelo ultrapassado. Deu certo, mas nao se encaixa nesse novo milênio. Precisam repensar o jeito se ser e se fazer igreja.

  2. Furilo 22 de Junho de 2013 às 15:57 #

    Obs.. nossa musica esta quase pronta..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Coletivo TraçaUrbana

o c o r p o e n t r e d o t e c i d o u r b a n o

De volta ao Manual

Pensamentos sobre o amor de Deus na vida cotidiana

projetosilva

Ukulele e Voz ,Letras Simples e Pensamentos Sinceros...

Don Charisma

because anything is possible with Charisma

Do Pensamento no Deserto

CRÔNICAS, ARTIGOS, ENTREVISTAS E IDÉIAS DE LUIZ FELIPE PONDÉ

Nelson Costa Jr.

" Ceci Est Un Dieu "

Marco Juric

Fotografia

Teologia Hermenêutica

Sobre os equívocos, exageros, métodos e possibilidades de interpretação teológica no pensamento cristão.

TROPICAL - AIRO

espiritualidade

Sandro Baggio

Trilhando o estreito caminho entre o cinismo e a ingenuidade.

A Bacia das Almas

Onde as ideias não descansam

espiritualidade

drnerium

Just another WordPress.com site

Uma pausa para o café.

Porque precisamos de uma pausa.

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Reino & Sacerdote

Trabalhando para que a Igreja cresça e que o Reino avance!!! Ap 1.5,6

%d bloggers like this: