A loucura dos sábios e a saúde dos “poetas”


A imaginação não gera a insanidade.

O que gera a insanidade é exatamente a razão.

Os poetas não enlouquecem; os jogadores de xadrez sim.

Realmente, às vezes me parece que eu sou um louco; outras vezes parece que as pessoas com quem eu falo sobre as coisas de Deus, elas são realmente loucas. Geralmente, melhor, acho que totalmente associam as palavras que eu digo sobre Deus como se fosse meramente uma religião; mais uma religião; a dos crentes. Vejo as pessoas procurando respostas para tantos conflitos da raça humana enquanto poderiam encontrar a resposta somente olhando para si mesmo. Mas o problema é exatamente isso. Certa vez o jornal London Times pediu a alguns escritores que respondessem à pergunta: “O que há de errado com o mundo?”. Chesterton enviou a resposta mais sucinta:

Prezados senhores:

Eu.

Atenciosamente,

G. K. Chesterton

Os cristãos são prova cabal daquilo que a bíblia ensina sobre a queda. Em minha opinião isso só é possível quando se entende o motivo da crucificação de Jesus – não pelos judeus, nem pelos romanos e Pilatos, mas pela justiça de Deus. Porém isso jamais irá acontecer sem que as escamas caiam de nossos olhos.

Somos tidos como loucos por acreditarmos num Deus que é tão contrário à razão humana. Acreditamos no invisível e no impalpável. Cremos na salvação do ser mais vil da terra e consideramos a condenação dos “bons homens”, caso esses não enxerguem sua intrínseca maldade e assim fiquem livres para crerem no plano de salvação. Cremos no favor imerecido, no presente que não merecemos. Somos totalmente movidos pela imaginação – melhor eu chamar de fé para não escandalizar -, sonhamos todo o tempo e aprendemos a não querer mais solucionar perguntas sem respostas. Poderiam nos chamar de mestres da imaginação e dos sonhos já que cremos num Deus que nasceu de uma virgem, na volta de Cristo e também na ressurreição dos mortos. Coisas estas que os grandes gênios da humanidade nunca conseguirão explicar.

O perigo está na lógica e não na imaginação.

Os homens não enlouquecem sonhando, pois os críticos são muito mais loucos que os poetas. A poesia mantém a sanidade porque flutua facilmente num mar infinito; a razão procura atravessar o mar infinito, e assim torná-lo finito. O resultado final é a exaustão mental. Aceitar tudo é um exercício, entender tudo é uma tensão. O poeta sonhador apenas pede para por a cabeça nos céus. O lógico é que procura pôr os céus dentro de sua cabeça. E é a cabeça que se estilhaça. G. K. Chesterton

Grandes inteligências são muitas vezes aliadas da loucura.

Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. Bíblia

Pessoas completamente mundanas, nunca entendem sequer o mundo; elas confiam plenamente numas poucas máximas cínicas não verdadeiras. Essa frase é uma máxima cínica que não quer dizer nada: “Aquela pessoa irá progredir na vida; ela acredita em si mesmo”. Num dia pela manhã, no primeiro trem da minha jornada diária, eu entrei num vagão e para minha sorte me sentei ao lado de um senhor completamente bêbado. Estava bem vestido e tinha uma boa aparência. Ele dizia o tempo todo que amava sua esposa e que não devia satisfação para ninguém que estava por ali. Em suas palavras existia uma grande segurança em si mesmo, mas ao mesmo tempo parecia-lhe que todo o mundo conspirava contra ele. Foi ai que então eu descobri que na categoria dos autoconfiantes estão muitos loucos/lunáticos. Na sociedade está cheia de gente maluca acreditando no que os pseudo mentores dizem, “creia em você mesmo, você é o máximo e vai conseguir”. Mas eu fico com o que a bíblia diz – enganoso é o coração do homem, mais do que todas as coisas, desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?

Boas ondas,

Tropical

Ref.: G.K. Chesterton – Ortodoxia

Etiquetas:

One Comment em “A loucura dos sábios e a saúde dos “poetas””

  1. Gezz 13 de Dezembro de 2011 às 10:39 #

    Texto legal! =)
    Très Bien!
    Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Coletivo TraçaUrbana

o c o r p o e n t r e d o t e c i d o u r b a n o

De volta ao Manual

Pensamentos sobre o amor de Deus na vida cotidiana

projetosilva

Ukulele e Voz ,Letras Simples e Pensamentos Sinceros...

Don Charisma

because anything is possible with Charisma

Do Pensamento no Deserto

CRÔNICAS, ARTIGOS, ENTREVISTAS E IDÉIAS DE LUIZ FELIPE PONDÉ

Nelson Costa Jr.

" Ceci Est Un Dieu "

Marco Juric

Fotografia

Teologia Hermenêutica

Sobre os equívocos, exageros, métodos e possibilidades de interpretação teológica no pensamento cristão.

TROPICAL - AIRO

espiritualidade

Sandro Baggio

Trilhando o estreito caminho entre o cinismo e a ingenuidade.

A Bacia das Almas

Onde as ideias não descansam

espiritualidade

drnerium

Just another WordPress.com site

Uma pausa para o café.

Porque precisamos de uma pausa.

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Reino & Sacerdote

Trabalhando para que a Igreja cresça e que o Reino avance!!! Ap 1.5,6

%d bloggers like this: