Seja talentoso


Desde que me conheço por crente, ouço a famosa frase: “Deus capacita…” – quando para justificar alguma falta de talento.

Um bom exemplo é o da pessoa que, cheia das ótimas intenções e de coração sincero para com Deus, aventura-se nos campos musicais de uma igreja local fazendo parte de um grupo comumente chamado de “louvor”.
Esta pessoa não leva nenhum jeito, sua voz é tão desafinada quanto a de um violão de cordas frouxas, sua falta de ritmo é semelhante ao do sambista japonês e sua história musical resume-se em conhecer bem as grandes bandas.
Todos podem perceber sua falta de talento para música. Todos trocam a santa concentração pelos profanos pensamentos de julgamento. Quase todos tentam justificar a evidente falta de talento pela sublime vontade de fazer algo para agradar a Deus, somente Ele.
Para mim,
Talento mais vocação é igual unção.
Vale lembrar que “vocação” é “chamado” ou “dom”. Estão descritos no Novo Testamento e relacionam-se cada um segundo sua função e doador – do Pai, do Filho e também do Espírito Santo. A “manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil” [ICO12].
Talento é uma aptidão natural ou habilidade adquirida. Porém na bíblia está referido como bens materiais e, por isso, não pode ser confundido por dons.
Unção é a ação do Espírito Santo na vida de uma pessoa para um fim específico. Biblicamente falando, ela é permanente. Uma vez sendo permanente, está diretamente ligada com um dom que recebemos do Espírito.
Mais ainda, talentos estão diretamente ligados a vocação/chamado para atender ao propósito de Deus. Caso você ainda não saiba seu dom, para descobri-lo, comece primeiro pela identificação e organização de seus talentos. Por exemplo, se você é um exímio comunicador, usará este talento para atender ao chamado – poderá ser falando, ensinando, utilizando diversos tipos de mídias, etc. É também certo que alguns têm mais talentos enquanto outros têm apenas um.
Enfim, minha sugestão equacionária “talento mais vocação”, diz que a ação do Espírito [unção], se faz valer dos recursos que um indivíduo dispõe, com todas suas habilidades devidamente identificadas e organizadas. Uma pessoa que já sabe de seu dom, saberá, antes de tudo, quais são seus talentos. Somando-se as duas coisas para serem utilizados na proclamação do reino do Céu [talento + dom], a unção se torna evidente. O contrário disso [exemplo]: alguém sem talento algum para música, tentando exercer seu chamado, sucumbirá pela falta de unção.
Então todas as pessoas [todos possuem talentos] devem ocupar seus lugares, enquanto os desavisados devem aprender a fazer uma auto-leitura para identificar seus talentos, sabendo que fazer para Deus é fazer o que sabe, pelo que d’Ele recebeu.
Boas ondas,
Tropical

Etiquetas:

5 comentários em “Seja talentoso”

  1. Carlos (Jamanta) 6 de Maio de 2011 às 17:54 #

    >Fala Tropical,Frase tirada do texto "exemplo]: alguém sem talento algum para música, tentando exercer seu chamado, sucumbirá pela falta de unção."No exemplo da música; a falta de unção não pode ser superada um uma decisão de querer agradar a Deus? Fazendo com que uma pessoa busque por essa perfeição com esse unico objetivo.Hasta.

  2. Paulo David Muzel Jr - Tropical 9 de Maio de 2011 às 12:01 #

    >Enfim, nunca vi isso acontecer. Como tb nunca vi alguém, dentro do contexto igreja, querer desagradar a Deus.Ou seja, as pessoas precisam saber identificar como fazer isso da melhor maneiro – com as habilidades que desenvolveu ou q recebeu de DEus.

  3. Sandro Nastasi 26 de Outubro de 2011 às 11:50 #

    Muito bom o texto, eu sou um exemplo disso, por mais que eu tivesse acesso rápido a liderança de louvor, não daria para eu querer cantar. Minha aptidão natural é a comunicação.

    O pior é filho de pastor (não leva nenhum jeito, sua voz é tão desafinada quanto a de um violão de cordas frouxas, sua falta de ritmo é semelhante ao do sambista japonês) no louvor. A igreja não se posiciona e a solução é baixar o microfone.

  4. Cristina 26 de Outubro de 2011 às 16:40 #

    ´Pois é Tropical o Louvor em especial causa nas pessoas nas Igrejas em geral, sem generalizar, um atrativo muito forte

    Desperta um lado superstar por um DOMINGO talvez, que nada tem ao meu ver com a verdadeira função desta parte funcional de um culto e na maioria das vezes se torna um espetáculo nem profissional nem esponâneo, enfadonho e repetittivo.

    Fica muito longe de um dom ou talento ou coisa parecida.
    Infelizmente somente mais algumas pessoas tentando ” subir no palco literalmente”…..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Coletivo TraçaUrbana

o c o r p o e n t r e d o t e c i d o u r b a n o

De volta ao Manual

Pensamentos sobre o amor de Deus na vida cotidiana

projetosilva

Ukulele e Voz ,Letras Simples e Pensamentos Sinceros...

Don Charisma

because anything is possible with Charisma

Do Pensamento no Deserto

CRÔNICAS, ARTIGOS, ENTREVISTAS E IDÉIAS DE LUIZ FELIPE PONDÉ

Nelson Costa Jr.

" Ceci Est Un Dieu "

Marco Juric

Fotografia

Teologia Hermenêutica

Sobre os equívocos, exageros, métodos e possibilidades de interpretação teológica no pensamento cristão.

TROPICAL - AIRO

espiritualidade

Sandro Baggio

Trilhando o estreito caminho entre o cinismo e a ingenuidade.

A Bacia das Almas

Onde as ideias não descansam

espiritualidade

drnerium

Just another WordPress.com site

Uma pausa para o café.

Porque precisamos de uma pausa.

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Reino & Sacerdote

Trabalhando para que a Igreja cresça e que o Reino avance!!! Ap 1.5,6

%d bloggers like this: