Critérios


Tenho que confessar, redes sociais me ajudam bastante. Algumas pessoas destas redes contribuem muito para meu crescimento. Suas respostas aos meus posts me estimulam ao aprendizado. Me vejo obrigado a pesquisar mais para continuar qualquer que seja a discussão. Tenho me impressionado com o nível de alguns debates nas redes. Por conta disso, comecei a arquivar algumas discussões para me servirem como objetos de futuras pesquisas. Tudo isso tem servido para me dar mais critérios. Alias, é justamente sobre este tema que gostaria de postar agora.

Faz alguns dias que postei, no mini blog, a frase “falta-nos critérios”. Nada mais era que uma expressão de minha própria necessidade. Num momento em que estamos a beira de novas eleições presidenciais, muitas pessoas expressam opiniões bem divergentes que geram grandes discussões. Infelizmente falta-nos critérios, pois vejo que em quase todas as opiniões está caracterizada uma parcialidade relacionada a interesses que são meramente pessoais. Por falta de novidade política, de proposta clara ou também de propósito definido é que fica difícil ser imparcial, pois isto só acontece quando somos tomados pela novidade. O que temos é mais do mesmo.

Enfim. Disse que falta-nos critérios para julgar. Um amigo me respondeu que Deus não julga por critérios, mas por fontes. Se o que ele disse foi o que eu entendi – até agora não me explicou o que quis dizer de fato – eu concordo. Mesmo assim eu não disse que é para Deus que faltam os critérios, mas para os homens.

Agora tenho plena convicção de que falta-nos critérios, principalmente para em todas as coisas julguemos bem. Neste sentido vou citar apenas algumas poucas partes bíblicas. Bem, se pegarmos a tradução RA [Revista Atualizada] veremos Paulo [ICo10:15], considerando que estava falando a criteriosos. Na versão NTLH [Nova Tradução Linguagem de Hoje], ele considerava que as pessoas tivessem capacidade de entendimento. No original grego, Paulo apenas considerava que aqueles homens fossem sábios, mas em todos os casos, para que julgassem bem as coisas que ele dizia. Tito 2:6 – Paulo diz para exortar aos jovens para que em todas as coisas fossem criteriosos [RA]; prudentes [NTLH]; controlados [Grego]; e foi aí que também embarquei para dizer que falta-nos critérios. IPe 4:7 – Pedro anuncia o fim de todas as coisas e, portanto, necessidade de critérios [RA], prudência [NTLH], sensatez [Grego], … para oração. Também embarquei nessa. Mas se eu quiser ir para a questão do julgamento poderei usar o texto de ICo 2:6, em que Paulo se refere a processos contra irmãos, ele usa o termo kriterion, “tribunal” – neste contexto ele diz que devemos saber julgar as pequenas coisas pois também julgaremos o mundo e até mesmo os anjos – creio que nosso tipo de vida em Cristo será o julgamento para o mundo. Depois de um pouco de reflexão e pesquisa descobri que uma boa substituição para a palavra “critério” é “sabedoria”. E quanto ao que meu amigo escreveu também me faz sentido – Deus julga por fontes. Pois se ele referia-se a Jesus como fonte de vida, que à partir dai é que Deus julga, mas não seria este o PRIMEIRO critério?!

P.S.: Eu usei a bíblia, o dicionário VINE e o NT interlinear – grego e português – para escrever o texto anterior.

Boas ondas,

Tropical

Etiquetas:

3 comentários em “Critérios”

  1. Gezz 12 de Fevereiro de 2012 às 19:24 #

    Olá!

    Sonhei com você esses dias, sonhei que estavamos na sua casa, aí chegou uma galera…que eu não conhecia, paraceu ser uma galera legal, e a sua casa não era a sua casa, apesar de me lembrar da sua casa =) Era uma versão maior da sua casa =D

    Enfim Saudades de você!
    Fiquei meio perdio na diferença entre Fonte e critério….e fiquei imaginando os guris lá da ong tentando seguir sua linha de raciocínio.

    Seu jeito de falar, me lembra um pouco os escritos de C.S. Lewis, apesar de eu pouco ter lido dele, mas eu lembro bem a primeira vez que eu li. Ele ia construindo conceitos até chegar no que ele ia falar de uma forma quase que matemática eu diria.

    Enfim…

    Abraço!!!!
    Fique na Paz!!

    Gessé

  2. Tropical - AIRO 13 de Fevereiro de 2012 às 10:45 #

    Fala ae Jessé.
    Pow, acho que voltarei para a ONG do Jd Aeroporto. Ontem mesmo eu fui lá. Já está em Ribeirão Preto? Qdo você virá passear em SP? Se vier, poderá dormir na minha casa – será meu convidado.

    Confesso que dá pra se perder no raciocínio – não ficou muito bem explicado…

    Quem me dera ter uma cabeça igual ao do Sr Lewis…

    abxx

  3. Gezz 18 de Fevereiro de 2012 às 00:54 #

    Quando eu for eu aviso!

    Obrigadoo!

    A gente se fala!

    Fique na Paz!

Deixe uma Resposta

Coletivo TraçaUrbana

o c o r p o e n t r e d o t e c i d o u r b a n o

De volta ao Manual

Pensamentos sobre o amor de Deus na vida cotidiana

projetosilva

Ukulele e Voz ,Letras Simples e Pensamentos Sinceros...

Don Charisma

because anything is possible with Charisma

Do Pensamento no Deserto

CRÔNICAS, ARTIGOS, ENTREVISTAS E IDÉIAS DE LUIZ FELIPE PONDÉ

Nelson Costa Jr.

" Ceci Est Un Dieu "

Marco Juric

Fotografia

Teologia Hermenêutica

Sobre os equívocos, exageros, métodos e possibilidades de interpretação teológica no pensamento cristão.

TROPICAL - AIRO

espiritualidade

Sandro Baggio

Trilhando o estreito caminho entre o cinismo e a ingenuidade.

A Bacia das Almas

Onde as ideias não descansam

espiritualidade

drnerium

Just another WordPress.com site

Uma pausa para o café.

Porque precisamos de uma pausa.

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Reino & Sacerdote

Trabalhando para que a Igreja cresça e que o Reino avance!!! Ap 1.5,6

