Profanando a grana


Até ler um texto escrito por Philip Yancey nunca havia ouvido qualquer coisa parecida, mas gostei da frase “profanar o dinheiro”. Já ouvi dizer que o melhor teste para avaliar se uma pessoa anda às margens da insanidade, é lhe pedir que rasgue dinheiro, se o fizer, com certeza será um louco. Mas não seria essa uma das maneiras de profanar o dinheiro?

Escreverei à minha maneira algumas coisas que li nesse tal texto e outras coisas de minhas próprias idéias de acordo com o que creio ser parte da mensagem de Cristo.

“O dinheiro é, afinal de contas, o valor mais desejado do mundo visível”. P. Yancey

As opiniões de Jesus em relação ao dinheiro, com certeza, se aproximava do desprezo. Aconselhou um homem rico a desfazer de tudo o que possuía. Menosprezou o homem mais rico da terra, ao dizer que ele, em sua glória, não se vestia como uma simples flor do campo. Elogiou uma mulher por “desperdiçar” um perfume caro ao derramá-lo nos pés dele. Em seus discursos ele deixou claro uma verdade incontestável: você não poderá levar o dinheiro consigo.

Jesus via o dinheiro como algo a ser evitado, não desejado. Ele disse que onde estiver meu tesouro, aí também estará o meu coração. Ele retratava o dinheiro como uma força espiritual negativa, um deus chamado Mamom que se opunha ao reino dos céus. “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”, disse ele abertamente.

Pergunto, porque então certas igrejas que oferecem pacotes de prosperidade ainda fazem tanto sucesso? Porque que ainda entregamos dízimos visando bençãos financeiras ou pela segurança contra o devorador ao invés de seguirmos o padrão neotestamentário de contribuição e administração te tudo o que Deus colocou em nossas mãos? Porque depois de conhecermos as promessas de Deus a respeito dos céus continuamos com sonhos de ficar ricos? Porque temos tanto pavor da pobreza?

Um tal de Jacques Ellul escreveu um polêmico livro sobre dinheiro – Money and power. Ele dá algumas sugestões de como devemos tratá-lo. Ele diz, devemos achar algumas formas de profanar o dinheiro; desmagnetizar sua força espiritual, mesmo que isso signifique dar bolos de notas para estranhos ou jogá-los para o ar em uma rua movimentada.

Se essas sugestões de Ellul lhe parecem indecentes e ridículas, avalie então se você não tem sucumbido ao poder espiritual de Mamom.

Jesus nos dá alguns conselhos para nos defendermos desse domínio, chegando ao ponto de dizer para distribuí-lo aos pobres.

Se você pensa que seu dinheiro é para servir o Reino dos céus, já é um bom começo, mas gostaria que também avaliasse a maneira que tem feito isso. Será que entendemos o que significa a palavra generosidade? Seria somente entregar o que temos em alguma instituição? Será que temos atendido ao pobre e necessitado sem repassar responsabilidades com a velha desculpa de que temos dado a uma igreja local e, ela fará a administração disso? E quanto aos mendigos? Nem preciso ir longe, mas e os nossos amigos com falta de grana? Será que estamos atentos quanto aos nossos planos, investimentos, sonhos, futuro, etc?

“O ato de dar é, em essência, irracional. Destrói o magnetismo que o valor do dinheiro normalmente exerce sobre as pessoas.” P. Yancey

Precisamos enxergar o dinheiro como ele é – um empréstimo concedido por Deus – mas sem demonstrarmos sinais de apego. Sabemos que ele exerce fascínio tanto para ricos quanto para pobres. Quando pobres, lutamos contra a inveja, mas se ricos, contra a cobiça.

Reino dos céus é o único reino que paga dividendos eternos. Jesus nos diz para darmos aos necessitados, em segredo, “e seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.”

Ainda quero acrescentar que se tudo lhe parece uma grande bobagem, pois dinheiro é uma benção de Deus, é uma recompensa pelo trabalho, uma grande necessidade, ou coisas desse tipo, digo que leia novamente com atenção pois a ênfase está além dessas indagações. Reavalie seus valores e veja o que é que te faz correr atrás das coisas – objetivos e propósito.

vlw

Também tenho lutado para ser o mais parecido possível com o padrão de filho de Deus. Não é mole morrer para si mesmo, ainda que saibamos qual a vida que vale a pena ser vivida.

Tropical

PS.: Só alguns exemplos. Faça uma pesquisa bíblica e verá muito mais sobre o assunto. Surpreenda-se.

Deuteronômio 15:11

Sempre haverá pobres e necessitados no meio do povo, e por isso eu ordeno que vocês sejam generosos com todos eles.

Jó 5:15

Deus salva da morte os pobres; ele livra os necessitados das mãos dos poderosos.

Jó 31:16

Nunca deixei de ajudar os pobres, nem permiti que as viúvas chorassem de desespero.

Salmos 9:18

Os pobres não serão esquecidos para sempre, e os necessitados não perderão para sempre a esperança.

Salmos 35:10

Com todo o coração eu lhe direi: “Não há ninguém como tu, ó SENHOR! Tu proteges os fracos quando são atacados pelos fortes e livras os pobres e os necessitados das mãos dos exploradores.

Mateus 11:5

Os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres está sendo pregado o evangelho.

Mateus 19:21

Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.

Lucas 4:18

O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,

Lucas 6:20

Então, olhando ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.

Lucas 14:13

Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos;

Lucas 14:21

Voltando o servo, tudo contou ao seu senhor. Então, irado, o dono da casa disse ao seu servo: Sai depressa para as ruas e becos da cidade e traze para aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.

Romanos 15:26

Porque aprouve à Macedônia e à Acaia levantar uma coleta em benefício dos pobres dentre os santos que vivem em Jerusalém.

II Coríntios 9:9

Como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre.

Gálatas 2:10

Recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer.

Tiago 2:5

Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam?

II Coríntios 13:3

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

Etiquetas:, , ,

One Comment em “Profanando a grana”

  1. Gezz 22 de Setembro de 2012 às 01:19 #

    Gostei da seleção de textos =))
    Obrigadou! =)

    Paz!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Coletivo TraçaUrbana

o c o r p o e n t r e d o t e c i d o u r b a n o

De volta ao Manual

Pensamentos sobre o amor de Deus na vida cotidiana

projetosilva

Ukulele e Voz ,Letras Simples e Pensamentos Sinceros...

Don Charisma

because anything is possible with Charisma

Do Pensamento no Deserto

CRÔNICAS, ARTIGOS, ENTREVISTAS E IDÉIAS DE LUIZ FELIPE PONDÉ

Nelson Costa Jr.

" Ceci Est Un Dieu "

Marco Juric

Fotografia

Teologia Hermenêutica

Sobre os equívocos, exageros, métodos e possibilidades de interpretação teológica no pensamento cristão.

TROPICAL - AIRO

espiritualidade

Sandro Baggio

Trilhando o estreito caminho entre o cinismo e a ingenuidade.

A Bacia das Almas

Onde as ideias não descansam

espiritualidade

drnerium

Just another WordPress.com site

Uma pausa para o café.

Porque precisamos de uma pausa.

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Reino & Sacerdote

Trabalhando para que a Igreja cresça e que o Reino avance!!! Ap 1.5,6

%d bloggers like this: