Seria a Igreja um lugar?


 

“O que vem a nossa mente quando pensamos sobre Deus é a coisa mais importante a nosso repeito.”

Não me lembro o nome do autor da dessa frase.

“O que vem a nossa mente quando pensamos sobre a palavra igreja é a coisa mais importante que molda o nosso funcionamento como igreja.”

Essa é o Dan Kimball. Ele parafraseou o primeiro autor.

Tenho pensado e repetido às pessoas essas duas frases, e, em alguns casos, para matar minha curiosidade, também quero saber qual a primeira coisa que as pessoas pensam em ambos os casos.

Quanto à segunda frase, essa é a grande resposta:

“A primeira coisa que imagino quando ouço a palavra igreja é o culto.”

Não se engane, estão mesmo se referindo aos cultos formais de sua própria igreja.

Se alguém disser: “hoje eu vou a igreja” – cometerá um grande equívoco bíblico, pois não há, nem um se quer, no NT algum versículo dizendo tal coisa. Também se te perguntarem: “qual a sua igreja?” – cometerá o mesmo erro.

Infelizmente o conceito moderno de igreja é o de um prédio cheio de gente, enquanto o conceito bíblico é o de gente cheia de Deus. A igreja de Cristo é missional – ela é a missão em si e por isso está em qualquer lugar, não num endereço fixo com reuniões e horários marcados para os diferentes dias da semana. Infelizmente a igreja moderda é um lugar. Porém a igreja de Cristo não é e nem nunca será um lugar onde se vai, mas o ajuntamento de crentes em qualquer lugar e hora. Pode ser na minha casa ou na sua, com ou sem horário e, com certeza sem departamentos.

A igreja moderna é departamental. Ela se divide dessa maneira. Tem seus departamentos – casais, crianças, eventos, artes, evangelismo, missões (em extinção), etc. É impressionante o quanto gastamos nossas energias com eventos como o de um culto especial ou para um lançamento de um produto qualquer – o CD de um coral, por exemplo. Gastamos meio ano para tal acontecimento. Todos os departamentos se mobilizam com o objetivo do sucesso. Usam a famosa e moderna frase: padrão de excelência. O departamento de artes faz os convites para que todos chamem seus amigos descrentes para tal evento especial, assim poderão ser evangelizados e, quem sabe, com muita graça de Deus, levantarem suas mãos como um sinal positivo ao apelo de aceitarem a Jesus Cristo como senhor e salvador. O departamento de “anotar os nomes” entra em ação.

Não lhe parece estranho?

Esperar meses, talvez anos para convidar alguém para ir à sua igreja, para um culto especial de evangelismo, para que, quem sabe, ele aceite a Cristo após o apelo.

Se entendêssemos que somos Igreja, não o lugar onde frequentamos ou o grupo do qual fazermos parte, as coisas seriam bem diferentes. Seríamos a missão de Deus para levar as boas novas em todos os lugares, em qualquer hora, fora de hora, dizendo as pessoas que Cristo morreu em nosso lugar para que sejamos filhos de Deus gerados pelo Espírito Santo – ou como você preferir dizer – exercendo o ministério da reconciliação entre Deus e os homens.

Tenho certeza de uma coisa. Que se ao invés de gastarmos tanto tempo e energia com eventos especiais, sairmos falando do evangelho pelos arredores de nossas igrejas locais, seremos surpreendidos com o grande resultado positivo. Tenho certeza que seria melhor se tivéssemos trabalhos em comunidades carentes, que fôssemos até elas, ao invés de tentar traze-los de vez em quando, num culto especial. Tenho certeza que se entendermos que somos a Igreja de Cristo, não um lugar onde vamos aos domingos, faremos missões todos os dias sem precisar contar o departamento de evangelismo, talvez este nem precise mais existir. Tenho certeza de que o culto não será mais somente no dia de ir a igreja, mas será todos os dias enquanto estivermos entre irmãos e irmãs em Cristo – na minha casa ou na sua, em qualquer hora e lugar, com muita gente ou apenas um a mais que eu. Tenho certeza que se isso acontecer, ninguém mais ficará chateado quando alguém quiser ler um texto bíblico numa festa de aniversário ou, com um pequeno grupo ficar orando por algum tempo enquanto a festa acontece normalmente, pois somos Igreja e não precisamos esperar o domingo ou a sexta à noite para fazer isso. Tenho certeza que a sociedade irá mudar quando isso acontecer e a Igreja deixará de ser departamental para ser um povo espalhado por todos os lugares. As placas perderão suas forças e seremos um povo com apenas uma cara, a de Jesus Cristo.

Pode crer que não se trata apenas de um dilema semântico, mas preceitual e religioso. Quebrar esse paradigma é um dos desafios da igreja emergente.

Tropical

Enviado de meu iPod

Ainda sem comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Coletivo TraçaUrbana

o c o r p o e n t r e d o t e c i d o u r b a n o

De volta ao Manual

Pensamentos sobre o amor de Deus na vida cotidiana

projetosilva

Ukulele e Voz ,Letras Simples e Pensamentos Sinceros...

Don Charisma

because anything is possible with Charisma

Do Pensamento no Deserto

CRÔNICAS, ARTIGOS, ENTREVISTAS E IDÉIAS DE LUIZ FELIPE PONDÉ

Nelson Costa Jr.

" Ceci Est Un Dieu "

Marco Juric

Fotografia

Teologia Hermenêutica

Sobre os equívocos, exageros, métodos e possibilidades de interpretação teológica no pensamento cristão.

TROPICAL - AIRO

espiritualidade

Sandro Baggio

Trilhando o estreito caminho entre o cinismo e a ingenuidade.

A Bacia das Almas

Onde as ideias não descansam

espiritualidade

drnerium

Just another WordPress.com site

Uma pausa para o café.

Porque precisamos de uma pausa.

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Reino & Sacerdote

Trabalhando para que a Igreja cresça e que o Reino avance!!! Ap 1.5,6

%d bloggers like this: