Uma idéia pra lá de errada


Entre várias idéias erradas, existem alguns pensamentos a respeito da personalidade de Jesus Cristo que dá a impressão de que o cristianismo é algo fraco e doente. Por exemplo, que Jesus foi uma criatura gentil, acanhada e espiritual, exercendo pelo mundo um mero apelo ineficaz.

Mas lendo os evangelhos e examinando cada fato separadamente, descobri que tais conclusões a respeito de Jesus eram bem falsas. Em vez de examinar livros e quadros sobre o Novo Testamento, examinei o próprio Novo Testamento. Ali descobri em relato que absolutamente não mostrava uma pessoa de cabeleira partida ao meio ou de mãos entrelaçadas num gesto de súplica, mas mostrava um ser extraordinário com lábios de trovão e atos terrivelmente decididos, que derrubava mesas, expulsava demônios, passava com o bravio sigilo do vento do isolamento da montanha para uma espécie de medonha demagogia; um ser que muitas vezes agia como um deus irado – e sempre como Deus.
Cristo até tinha um estilo literário próprio, que, em minha opinião, não encontramos em nenhuma outra parte; consiste no uso quase furioso do a fortiori [por causa de uma razão mais forte, ou seja, com muito mais razão]. Seus “quanto mais” acumulam-se um sobre o outro como um sobre o outro se acumulam os castelos nas nuvens. As palavras usadas a respeito de Cristo têm sido, talvez sabiamente, doces e submissas. Mas as palavras usadas por Cristo são curiosamente gigantescas, cheias de camelos passando por buracos de agulhas e montanhas arremessadas ao mar. Do ponto de vista moral, elas são igualmente tremendas: ele chamou a si mesmo de espada de matança e pediu aos homens que comprassem espadas, mesmo que para isso tivessem que vender suas vestes. O fato de ele ter usado outras palavras ainda mais violentas em defesa da não-resistência aumente grandemente o mistério; mas na melhor das hipóteses também aumente bastante a violência.
Nem podemos explicar isso chamando de insano esse tipo de ser, pois a insanidade é geralmente acompanhada de uma direção consistente. O maníaco é geralmente monomaníaco. Aqui precisamos nos lembrar da difícil definição de cristianismo que apresentei antes: o cristianismo é um paradoxo sobre-humano segundo o qual duas paixões opostas podem arder lado a lado.
G.K. Chesterton

Etiquetas:

One Comment em “Uma idéia pra lá de errada”

  1. Gezz 15 de Dezembro de 2012 às 19:42 #

    Tenho lido os evangelhos recentemente…fiquei com essa impressão…só não saberia nunca me expressar como Gilbert Keith Chesterton se expressou…mas é isso aí…
    Abraço tropics! =)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Coletivo TraçaUrbana

o c o r p o e n t r e d o t e c i d o u r b a n o

De volta ao Manual

Pensamentos sobre o amor de Deus na vida cotidiana

projetosilva

Ukulele e Voz ,Letras Simples e Pensamentos Sinceros...

Don Charisma

because anything is possible with Charisma

Do Pensamento no Deserto

CRÔNICAS, ARTIGOS, ENTREVISTAS E IDÉIAS DE LUIZ FELIPE PONDÉ

Nelson Costa Jr.

" Ceci Est Un Dieu "

Marco Juric

Fotografia

Teologia Hermenêutica

Sobre os equívocos, exageros, métodos e possibilidades de interpretação teológica no pensamento cristão.

TROPICAL - AIRO

espiritualidade

Sandro Baggio

Trilhando o estreito caminho entre o cinismo e a ingenuidade.

A Bacia das Almas

Onde as ideias não descansam

espiritualidade

drnerium

Just another WordPress.com site

Uma pausa para o café.

Porque precisamos de uma pausa.

jonasmadureiradotcom.wordpress.com/

"Quebre os grilhões da cela, mas não se assuste se o prisioneiro não sair, talvez a cela seja absurdamente confortável."

Reino & Sacerdote

Trabalhando para que a Igreja cresça e que o Reino avance!!! Ap 1.5,6

%d bloggers like this: